Desde seu nascimento em 1844, o cooperativismo vem sendo uma importante ferramenta de união e integração entre os povos do mundo inteiro. No Brasil, o cooperativismo surgiu por volta do século 19, mais precisamente em 1847 pelo médico francês Jean Maurice Faivre que, baseado na brilhante idéia de Charles Fourier, criou no sertão do Paraná, um grupo de pessoas com base nas idéias cooperativistas.
Essa união de pessoas contribuiu apenas para a memória de seu criador, que morreu logo após a fundação de seu grupo sem desenvolver qualquer atividade. Naquela época esse grupo de pessoas nada sabia sobre cooperativismo, sobre sua importância para o mundo, mas, foi através deles que o mundo ficou conhecendo a primeira raiz do cooperativismo no Brasil.
O cooperativismo não está apenas ligado a cooperativas, ou na união dessas pessoas em prol de seus interesses perante governos e entidades. Cooperativismo em seu significado genérico é a união, a cooperação de pessoas de um determinado seguimento em busca de objetivos mútuos. Mas isso vai além da busca por direitos, porque une as pessoas através de laços de amizade, companheirismo e amor, além dos interesses em comum, cooperativismo também é vida, pois renova a esperança de famílias e crianças que necessitam de ajuda através de seus projetos sociais. É informação, pois contribui para que sua sociedade fique por dentro das mudanças sociais em diversas áreas, desde a agricultura até a educação.
Nesse contexto não podemos esquecer-nos da importante contribuição das cooperativas no processo de disseminação do cooperativismo, principalmente em nosso estado e região, pois foi através da Coopnoroeste que com grupo de 31 pessoas se uniram e difundiram a idéia da fundação de uma cooperativa, a COOPNOROESTE/LACBOM.
Nesta data em que comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo a Coopnoroeste através de sua Diretoria Executiva e Conselheiros homenageiam os cooperados que acreditam que é na força da união que é possível fortalecer cada vez mais o cooperativismo.
Avante o Cooperativismo.
Investigações iniciaram após policiais do Gefron apreenderem 52 quilos de cocaína no mês de agosto no veículo utilizado para transporte de pacientes
45 atletas com idade entre 11 e 18 anos de vários municípios mato-grossense participam das atividades.
Neste mês de setembro, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) chama a atenção da sociedade para a campanha do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio. Com o objetivo de assegurar os direitos básicos das pessoas com transtornos mentais, a DPEMT reforça que todos têm direito aos cuidados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Como explica o...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.